Ensino a distância versus presencial

O objetivo comum da educação presencial e do ensino a distância é o título acadêmico. O caminho até lá, no entanto, difere de várias maneiras.

Alguns elogiam muito o ensino a distância. Outros veem como uma desvantagem, sempre refletindo em suas próprias preferencias pessoais. No entanto, as diferenças não devem omitir uma coisa: as demandas acadêmicas dos estudantes são as mesmas em ambos os casos.

Para ajudar você a entender um pouco mais das diferenças do ensino a distância com o ensino presencial, preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

Ensino a distância

Diferenças do ensino a distância com a educação presencial

Tempo e lugar

O ponto central, no qual o ensino a distância e o estudo presencial diferem, já resulta das designações.

Estudo presencial requer presença. Isso é, a maior parte do aprendizado e do ensino acontece é a universidade. Seminários, palestras, tutoriais, consultas e grupos de estudo acontecem no campus.

O ensino a distância, no entanto, é feito a partir de uma distância. Para os estudantes, isso significa que eles estudam em casa e só precisam ir de vez enquanto até o campus.

Este é sempre o caso quando há exames ou provas, mas as universidades à distância também fornecendo flexibilidade máxima a esse respeito.

Material de aprendizagem

Segue-se outra diferença: como o material é ensinado. O estudo presencial inclui slides, teses e bibliografias que são impressas durante as aulas ou disponibilizadas online com antecedência.

Para obter mais informações relevantes sobre o tópico, os alunos geralmente precisam estudar por si mesmos, por exemplo, na biblioteca.

A estrutura do material de aprendizagem no ensino a distância difere em alguns casos claramente do que no estudo em sala de aula.

Os materiais de estudo, portanto, contêm não apenas bibliografia pura, mas todo o material de apoio que o aluno precisa, afinal, ele não esteve presente em aula e precisa de informações extra, nesse caso.

As matérias e o material de estudo seguem o mesmo padrão, que geralmente são os mesmos professores que fazem. A informação pura é complementada por referências a literatura adicional, exercícios e ajuda.

Ensino a distância

Contatos

O terceiro ponto da lista é o contato com os professores e tutores. Ambos os tipos de estudo têm horário de expediente fixo. No entanto, no ensino presencial, perguntas podem ser feitas no meio da aula e esclarecidas em uma breve conversa pessoal.

O ensino a distância baseia-se principalmente no contato online via chat, em parte através de fóruns ou por e-mail. Além disso, o contato via telefone também podem ser feitos

A maioria das universidades tem seus próprios portais, nos quais os estudantes precisam se registrar com uma senha. Nessa plataforma, é possível que os alunos consigam o contato dos professores para qualquer dúvida que possa surgir.

Que vantagens a oferta de ensino a distância tem comparada ao estudo presencial?

Tal como acontece com todas as outras alternativas, o ensino a distância tem algumas vantagens que a educação presencial não pode oferecer – e vice-versa, é claro.

No entanto, os argumentos não podem ser generalizados, porque as preferências pessoais são diferentes para quase todas as pessoas e a vantagem de uma pessoa pode ser uma desvantagem para a outra.

Portanto, antes de se inscrever para o ensino a distância, os alunos devem estudar minuciosamente os termos e objetivos do curso.

Ensino a distância

Algumas das vantagens do ensino a distância são:

  • Nenhuma interrupção da carreira profissional
  • O valor de investimento é menor
  • Gerenciamento de tempo flexível
  • Nenhuma ligação geográfica

Gostou de saber mais sobre as diferenças do ensino a distância do ensino presencial? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

Leave a comment

CMY © 2019 All rights reserved. Desenvolvido por Control F5