O aluno EAD pratica educação a distância com um grau acadêmico reconhecido pelo Estado. Ao contrário de um estudo em sala de aula, onde o ensinamento sobre documentos escritos, apresentação de slides e possivelmente alguns eventos em bloco ocorre no local.
Para ajudar você a entender mais sobre como é o aproveitamento dos alunos de EAD, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!
Os alunos de EAD e seu aproveitamento
Muitos que optam pelo ensino à distância trabalham em tempo integral ou a tempo parcial. Na verdade, o EAD já é pensando para isso. Dessa forma, o curso é voltado especialmente para aquilo que realmente interessa.
O aluno pode ser flexível com seu horário, contudo, ele precisa estudar da mesma forma que um aluno de ensino presencial para que possa ser aprovado nos exames e nas provas de final de semestre.
Para você entender um pouco mais sobre como o aproveitamento dos alunos de EAD acontece, eu preparei alguns tópicos para você refletir:
Autogerenciamento dos estudos
O primeiro ponto sobre o aproveitamento dos alunos de EAD é o gerenciamento do estudo. Ou seja, o aluno pode estudar a qualquer hora do dia. Tudo mundo tem uma hora do dia em que é mais produtivo, e isso é fundamental para o rendimento.
O aluno que pode estudar durante esse período, consegue captar muito mais. Além disso, ele pode fazer pausas durante o estudo para que possa render mais.
Muitos estudos afirmam que o nosso cérebro só consegue se manter concentrado em um período de 20 minutos, sendo que uma aula normal possui em torno de 50 minutos.
O uso da tecnologia
O uso da tecnologia é um ponto chave do ensino a distância. Isso traz uma grande vantagem aos alunos, que podem acessar seu material didático a qualquer momento, seja em um computador, tablet ou ainda pelo smartphone indo para o trabalho.
Motivação maior do aluno EAD
Os alunos de EAD geralmente estudam assuntos relacionados ao trabalho ou a vida familiar. O estudo geralmente é muito complicado de fazer, pois nossa vida cotidiana está cada vez mais acelerada.
Dessa forma, a motivação de quem estuda por EAD é muito maior. Pois só assim é possível fazer com que o sonho da obtenção do certificado seja realizado.
Expansão de estudos
O aluno de EAD tem muito mais trabalho para entender a matéria do que um aluno presencial. Isso porque, ele não esteve presente em uma aula onde pode realmente ouvir o professor falar e interagir com suas dúvidas momentâneas.
Dessa forma, ele precisa buscar outros meios para isso. Ele procura outros materiais além dos que foram disponibilizados para que possa captar o conhecimento.
Ao fazer esse tipo de busca, ele aprende de forma mais rápida, pois realmente está interessado nisso. Durante as aulas, pode ser que isso passe despercebido pelos alunos, ou simplesmente a concentração era menor e passou em branco.
Sou adequado para o ensino EAD?
Nem todas as pessoas são igualmente adequadas para se tornarem alunos de EAD. Mas isso significa apenas que a aprendizagem à distância é mais fácil para algumas pessoas do que para outras.
A princípio, qualquer um pode realizar um curso a distância, porque a aprendizagem à distância é, acima de tudo, uma questão de motivação. Se a motivação está certa, então você pode realmente fazer qualquer coisa.
Gostou de saber mais sobre o aproveitamento dos alunos de EAD? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!